As inscrições para o projeto Juventude Rural Transformadora terminam no próximo domingo (22). Voltado para jovens que têm entre 18 e 25 anos egressos de Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), Escolas Rurais, Escolas Agrotécnicas e do IFPI, o projeto vai fornecer um curso em Agricultura Familiar Sustentável com formação teórica e prática.
O curso, que é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), conta com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O objetivo é que os estudantes possam desempenhar o papel de agentes transformadores da realidade socioeconômica e cultural dos territórios onde o projeto será implementado, atuando junto às equipes dos programas e projetos da Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF). Eles receberão bolsa mensal de R$ 1.000,00 durante o período do projeto, que é de 18 meses.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, lembra que o curso pretende atuar como agente de transformação no campo estimulando a permanência dos jovens no meio rural.
“Esse curso de agricultura familiar sustentável ajuda no processo de formação dos jovens para uma nova forma de fazer agricultura familiar com a introdução de tecnologias, novos conhecimentos sobre o mercado, processo de comercialização, então é um curso que vai permitir ao jovem ajudar a sua comunidade a produzir e gerar renda”, explicou.
INSCRIÇÕES
O curso será ministrado por professores do IFPI com o acompanhamento da SAF. As inscrições podem ser feitas no site do IFPI.
Clique aqui para acessar o edital
Clique aqui para acessar a página de inscrições do projeto
Projeto Juventude Rural Transformadora
O projeto visa a formação teórica e prática de jovens rurais, capacitando-os para participação em iniciativas de inclusão produtiva e processos de transformação social.
Os jovens selecionados terão a missão de identificar oportunidades de aperfeiçoamento tecnológico, além de aprimorar aspectos de organização e gestão, comunicação, política, sustentabilidade socioeconômica e ambiental no contexto da Agricultura Familiar.
As 100 vagas serão distribuídas em todos os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí: Chapada das Mangabeiras, Chapada Vale Rio Itaim, Alto Parnaíba, Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Serra da Capivara, Vale no Canindé, Vale do Rio Guaribas, Vale do Sambito, Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea.