O Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portella está em plena reforma e, até o momento, 89% já foi concluída e tem como previsão para ser inaugurado em novembro deste ano. Dentre os ganhos com a reforma estão: a ampliação da pista, climatização e pontes de embarque.
Além disso, o pátio do Aeroporto de Teresina, que antes comportava seis aeronaves, agora passa a ter capacidade para oito aeronaves de grande porte. E quando houver voos simultâneos, serão disponibilizadas duas pontes de embarque para passageiros.
De acordo com Rogério Guimarães, gerente de Engenharia da CCR Aeroportos, com a reforma do Aeroporto, os passageiros contarão com um espaço mais confortável e moderno.
“Sem dúvida nenhuma, a percepção de conforto do passageiro, de termos uma sala de embarque com quase três vezes o tamanho da atual, um sistema de climatização todo modernizado, uma grande carência no nosso atual Aeroporto, e a cereja do bolo, é ter um embarque feito por pontes, teremos duas pontes que vai proporcionar aí o acesso do passageiro da sala de embarque até a aeronave”, explicou.
Segundo Ingrid Mimoso, gerente do Aeroporto de Teresina, a reforma vai sanar um dos maiores questionamentos dos passageiros, que é ter maior qualidade no ambiente como um todo.
“Além de melhorar a operacionalização e o atendimento do terminal, vai transformá-lo em um lugar mais seguro, à altura de uma capital. Fazendo com que o passageiro tenha a melhor experiência possível, com banheiros renovados, com Wi-Fi de alta qualidade e acessível para todos. Aqui, o Aeroporto vai estar sempre pronto para receber novas pontes e também novas áreas de alimentação para que isso traga maior comodidade para os passageiros que estão aqui utilizando”, ressalta.
AMPLIAÇÃO E REFORMA
A Concessionária responsável pela administração do Aeroporto de Teresina é a CCR Aeroportos que operacionaliza cerca de 20 aeroportos no mundo, sendo 17 no Brasil.
No planejamento da obra, a concessionária dividiu a estrutura em Lado AR e Lado TERRA. O Lado Ar recebeu: adequação das RESAs; Faixa preparada e drenagem; adequação das TWY’s; Construção Novo Pátio de Aeronaves; Ajuste no balizamento e sinalização horizontal da PPD.
Já o lado Lado Terra: reforma e ampliação do terminal, triplicando a área do embarque, adequação do sistema viário; adequação de subestação e instalações; ampliação do estacionamento de veículos, instalações de pontes de embarque e construção de três terminais de cargas das cias aéreas.