33% dos prédios com serviços públicos estaduais não possuem acessibilidade em Teresina

A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (9) pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).

Atualizado em 09 de setembro de 2024 - 19:38

Imprimir

Cada vez mais se debate a importância da acessibilidade, tanto nas iniciativas públicas quanto nas privadas. No entanto, a realidade ainda é bem difícil para quem precisa acessar os serviços públicos do Governo do Estado do Piauí. Já que 33% dos prédios públicos estaduais ainda não dispõe de calçadas acessíveis, o que impede as pessoas com deficiência de acionar os serviços. E ainda, 66% não possuem piso tátil, um recurso essencial para pessoas com deficiências visuais.

A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (9) pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que realizou um levantamento detalhado e avaliou as condições de acessibilidade nos prédios públicos estaduais de Teresina.

De acordo com o TCE-PI, a fiscalização foi conduzida pela Diretoria de Fiscalizações de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, que analisou a adequação das instalações públicas às normas de acessibilidade e teve como objetivo identificar barreiras físicas e comunicacionais que possam impedir o atendimento inclusivo a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Segundo o TCE-PI, embora existam leis que garantam a acessibilidade, muitas instituições públicas do Governo do Estado ainda estão longe de proporcionar um acesso pleno e inclusivo.

“A deficiência em infraestrutura e a falta de serviços adequados dificultam a vida das pessoas que necessitam de condições especiais, ressaltando a importância de investimentos e ajustes urgentes para garantir igualdade no acesso aos serviços públicos”, destacou o TCE-PI.

Mais desafios

O relatório do TCE-PI analisou ainda que mais de 70% dos prédios não possuem atendentes com formação em Libras (Língua Brasileira de Sinais); e mais de 85% não dispõem de material em braile para auxiliar pessoas com deficiências visuais.