Com o avanço das tecnologias financeiras e o aumento da digitalização dos serviços bancários, o uso de cartões de crédito por adolescentes tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Embora a ideia de dar um cartão de crédito a um menor de idade possa causar preocupação, essa tendência traz à tona importantes discussões sobre educação financeira, responsabilidade e o papel dos pais na gestão do dinheiro dos jovens.
A introdução de um cartão de crédito pode ser uma excelente oportunidade para ensinar crianças e adolescentes sobre a importância do planejamento financeiro, do controle de gastos e do entendimento das taxas e juros. Ao utilizar o cartão, eles começam a compreender o valor do dinheiro e a importância de fazer escolhas conscientes. Esse é o caso de Lys Melo, filha de Viviane Melo, que teve já acesso ao seu primeiro cartão de crédito, sendo menor de idade. “Decidimos dar um cartão pra ela porque já estava tendo necessidade, até pra ela comprar lanche na escola. Fiz um cartão próprio para ela. Tem monitoramento e coloquei mensagem de texto pra eu ser avisada quando ela usar o cartão”, pontua Viviane.
Entre as vantagens do início do uso do cartão de crédito desde cedo, ter controle sobre o valor disponível é fundamental para que, na vida adulta, possam ter maior responsabilidade com os gastos, como explica a mãe da Lys: “Tem o valor menor, onde defino a quantidade e faço o acompanhamento. Depósito a mesada dela, colocamos regras pra ela cumprir ao longo da semana, como atividades diárias e coloco de limite pra ela comprar algo. Ela só pode utilizar avisando a gente, mas sempre a oriento na questão de controlar e administrar o dinheiro que colocamos pra ela”, explica Viviane.
Quase metade dos brasileiros não controla o orçamento
De acordo com pesquisa realizada pelo SPC e outras entidades, 46% dos brasileiros não controlam o seu orçamento, ou seja, quase metade da população brasileira sofre as consequências da falta de planejamento financeiro. Por isso, o Credishop realiza uma campanha educativa visando auxiliar as pessoas a agirem com responsabilidade no processo de planejamento de compras e pagamentos.
Vaniela Alencar, Coordenadora de Marketing da Credi-Shop destaca a importância de, desde cedo, inserir na rotina da criança ou adolescente o uso responsável e equilibrado do cartão de crédito: “Sabemos que, comparado ao uso de dinheiro em espécie, os cartões de crédito oferecem maior segurança. Em caso de perda ou roubo, o cartão pode ser bloqueado rapidamente, evitando prejuízos financeiros. Além disso, o cartão pode ser monitorado pelos pais, que podem acompanhar em tempo real as transações realizadas e também tem a questão da autonomia porque, ao terem acesso a um cartão de crédito, os jovens começam a desenvolver senso de responsabilidade e autonomia. Eles aprendem a gerenciar limites, a diferenciar desejos de necessidades e a tomar decisões financeiras que podem impactar seu futuro”
A coordenadora de Marketing de cartão de crédito também reforça que o uso desde a infância pode ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento da educação financeira, contanto que seja acompanhado de perto pelos pais. Com a devida orientação e o estabelecimento de limites, os jovens podem aprender a gerenciar seu dinheiro de forma consciente e responsável, preparando-se para um futuro financeiro saudável e equilibrado.
Dicas importantes para um bom planejamento financeiro:
- Pesquisar preços antes, pelo menos três lugares
- Pechinchar quando possível
- Anotar datas de vencimento das faturas
- Definir metas antes de guardar dinheiro
- Assistir vídeos de educação financeira como a série no YouTube – Simplifica (https://www.youtube.com/watch?v=BO8qYCG4fSM)