Rede socioassistencial

Semcaspi debate parcerias com Centro Maria Imaculada para pessoas portadoras de hanseníase

Atualmente, o CMI atende em média 200 pessoas portadoras de hanseníase em Teresina.

Publicada em 24 de maio de 2024 - 17:40

Imprimir

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) esteve em reunião, nesta sexta-feira, (24), com a equipe do Centro Maria Imaculada (CMI), localizado no bairro Real Copagre, zona Norte, para debater parcerias dos serviços da rede socioassistencial. Atualmente, o CMI atende em média 200 pessoas portadoras de hanseníase em Teresina.

A visita teve como objetivo debater o acesso das pessoas com hanseníase aos serviços dos CRAS, Passe Livre e Restaurante Popular. 

Socorro Bento, secretária da Semcaspi, garante que a secretaria vai alinhar com a equipe técnica e melhorar o acesso dos serviços, especialmente, da proteção social básica, promovendo direitos. 

“Esse primeiro contato foi muito importante para entendermos as demandas deste público. A Semcaspi está sempre de portas abertas para abraçar a população em vulnerabilidade. Após o diálogo, vamos debater o funcionamento na prática da atuação dos CRAS e mais de imediato, ofertar refeição gratuita no Restaurante Popular para as pessoas com hanseníase”, destacou. 

De acordo com Stephanie Santos, coordenadora do CMI, o serviço tem como foco o definir diagnóstico e o tratamento da hanseníase e oferece uma equipe multiprofissional para oferecer o atendimento necessário. 

“Estamos buscando a Semcaspi para fortalecer parcerias no sentido de ampliar direitos aos pacientes, que muitas vezes, por conta da hanseníase, agrava a situação de vulnerabilidade. Precisam de um Bolsa Família, de uma cesta, um acompanhamento do CRAS no território. Vamos ampliar o acesso aos direitos para esse público”, ressalta.