A educação é a chave para o desenvolvimento do país. Mesmo em meio à crise atual, causada pela pandemia da Covid-19, é preciso buscar novas formas de dar continuidade à formação e fortalecimento das redes de práticas de ensino, ainda que os trabalhos sejam realizados à distância.
Com foco na promoção e desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil, o Instituto iungo, projeto idealizado e mantido pelo Instituto MRV, busca conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas para troca de experiências. A iniciativa contou com um investimento inicial de R$3,6 milhões.
Em tempos de isolamento social, a internet tem sido uma grande aliada da educação, democratizando o acesso a conteúdo de qualidade para capacitação de educadores que residem em qualquer lugar do Brasil. No site do Instituto iungo (www.iungo.org.br) é possível ter acesso de forma gratuita a diversos materiais pedagógicos, como videaulas, planos de aulas, além de vídeos de especialistas. Já no canal do Youtube do instituto, acontece todos os meses um bate-papo ao vivo com especialistas convidados abordando temas atuais e de interesse para os educadores.
Além da produção de materiais pedagógicos para apoiar o trabalho de educadores e estudantes, o Instituto iungo está organizado em outros dois eixos interdependentes: realizar trilhas de formação continuada de educadores e empreender pesquisas sobre temas relevantes para a ação docente em parceria com universidades de referência.
De acordo com a presidente do Instituto iungo, Maria Fernanda Menin, o projeto é uma rede de educadores que busca aprender e produzir conhecimento de modo colaborativo. “Cada educador traz consigo um mundo de conhecimentos e de experiências, e esse universo se amplia na interação com os colegas ao compartilhar práticas e ao aprofundar sua formação”, explica.
Os programas do Instituto iungo são realizados em parceria com secretarias de educação, escolas e educadores de todo o país e vai ao encontro dos ideais do Instituto MRV, que tem o objetivo de promover a transformação social por meio de projetos que estimulam o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Estamos extremamente felizes com essa parceria que tem tudo para ser um grande passo em prol da educação no Brasil. “Acreditamos que os educadores são essenciais para a construção de uma educação de qualidade no nosso país”, diz Raphael Lafeta, diretor do Instituto MRV. Área de anexos