A Duquesa de Sussex divulgou uma emotiva mensagem pessoal sobre o impacto da morte de George Floyd nos Estados Unidos, dizendo que a vida dele “importava”. Em vídeo gravado para estudantes formados em sua antiga escola em Los Angeles, Meghan Markle disse que o episódio foi “devastador”.
Markle e o príncipe Harry vinham sendo cobrados pelas redes sociais para comentar o caso. No depoimento, ela também se lembrou de ter vivido protestos contra o racismo em LA em 1992 e falou de sua frustração por nada parecer ter mudado desde então.
Em sua mensagem, Meghan convidou jovens e estudantes da escola a se unirem para reconstruir a sociedade.
Uma onda de protestos antirracismo se espalhou pelo país após morte de Floyd sob custódia policial em Minneapolis, em 25 de maio. Quatro oficiais foram acusados pela morte.
Desde então, a indignação se espalhou para outras partes do mundo, incluindo o Brasil e o Reino Unido, onde milhares de pessoas participaram de um protesto em Londres na quarta-feira, organizado pelo grupo de ativistas Black Lives Matter.
No vídeo de seu discurso virtual para alunos da escola Imaculate Heart High School, a duquesa falou sobre se sentir “nervosa” ao comentar os acontecimentos das semanas anteriores.
Mas ela afirmou que “percebeu que a única coisa errada a dizer é não dizer nada, porque a vida de George Floyd importava”.
Na sequência, Markle se referiu a outros negros que morreram violentamente nos EUA nos últimos anos.