Imunização

Após vacinação, Teresina reduz em 35% as mortes de idosos por Covid

Teresina registrou a redução de 35% nos óbitos provocados pela Covid-19 e de 22% de internações em pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.

Atualizado em 27 de abril de 2021 - 21:26

Imprimir

Teresina registrou a redução de 35% nos óbitos provocados pela Covid-19 e de 22% de internações em pessoas com idade igual ou superior a 80 anos. Os Dados são do Comitê de Operações Especiais (COE) correspondentes a este ano.

Conforme a análise do COE, até o momento, esse foi o grupo prioritário com o esquema completo de vacinação contra a Covid-19. No caso das internações, os pacientes podem ser oriundos de várias cidades, já a contabilização dos óbitos é restrita a quem declarou domicílio em Teresina.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, avalia que esses dados refletem a eficácia da vacinação. “São pessoas que já receberam as duas doses e passaram dos 20 dias, após a segunda dose. O resultado tem sido satisfatório, tanto na redução de internações como no de óbitos, por essa razão pedimos que as pessoas não deixem de ir se vacinar quando está disponibilizada a dose nos postos”, diz.

O COE espera que os demais grupos vacinados em pouco tempo também fiquem protegidos com a vacinação. O presidente do COE, o infectologista Walfrido Salmito, lembra que, mesmo vacinadas, as pessoas devem manter todos os cuidados. “Não é tempo para relaxar nas medidas de proteção. É necessário manter o uso de máscaras, fazer a lavagem das mãos e evitar aglomerações”, orienta.

Sobre a vacinação contra a Covid-19, a FMS segue aplicando doses nesta quarta (28) com primeira dose dos idosos de 64 anos e segunda dose para idosos de 69 anos, na modalidade drive thru, em Teresina.

Fonte: Ascom/PMT