A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) recebeu na manhã desta terça-feira, (06/04), no Palácio da Cidade, a premiação do 1ª lugar na categoria “Busca Ativa” da campanha “Boas Práticas da Tarifa Social de Energia Elétrica”. A iniciativa é da Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC), em parceria com a Distribuidora Equatorial Piauí.
Teresina se destacou em primeiro lugar por ter cadastrado um total de 80.266 famílias no Programa Tarifa Social, que dá acesso a descontos na fatura de energia elétrica para famílias de baixa renda. Em seguida, veio Parnaíba com 16.273 famílias; e em terceiro lugar, Floriano com 7.050 famílias.
De acordo com a secretária da Semcaspi, Eliana Lago, este reconhecimento por meio da premiação é significativo porque não só beneficiará a gestão, como também as famílias de baixa renda.
“Este cadastro das famílias associado a esta possibilidade de diminuição da tarifa de energia elétrica de até 65% beneficia, principalmente, a sociedade, que tanto precisa. A família cadastrada no Cadúnico passa a ter uma redução da energia elétrica e, obviamente, o dinheiro que por acaso tenha sobrado, passa a atender outras necessidades que vão acontecendo diariamente no seio familiar”, destacou.
Eliana Lago parabeniza o trabalho de atendimento ao público que vem sendo feito por meio da equipe da assistência social de Teresina nos CRAS e CREAS, mesmo em plena pandemia da Covid-19.
“É com muito orgulho que eu parabenizo a Semcaspi e todas as assistentes sociais, os psicólogos e todas as pessoas que trabalham nos CRAS e CREAS, em especial as equipes das Coordenações de Renda Mínima. Enfim, toda nossa rede assistencial, que muito vem nos orgulhando em Teresina. Estamos a cada dia tentando melhorar este atendimento e vamos trazer algumas novidades. A gente parabeniza a assistência social pelo empenho e por termos conseguido este lugar”, comemorou a secretária da Semcaspi.
Para Luiz Carlos Cardoso, gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, a iniciativa da prefeitura de Teresina e do próprio Governo do Piauí trouxe resultados significativos para o Programa Tarifa Social, que beneficia famílias de baixa renda.
“É um momento de muita alegria, fazer a entrega do prêmio pelo trabalho da Prefeitura de Teresina, por meio da Semcaspi. E na ocasião, parabenizar o Governo do Piauí, que também está em primeiro no ranking nacional. O Piauí possui 470 mil famílias cadastradas, que recebem agora uma fatura mais barata. Estamos muito empenhados em avançar ainda mais neste processo, para que mais famílias tenham menos tarifa e mais social”, pontuou.
QUALIFICAR O CADASTRAMENTO
Luiza de Marilac, gerente de Programa de Renda Mínima e Benefícios da Semcaspi (GPRM), conta que o prêmio vai contribuir para qualificar ainda mais o processo de cadastramento das famílias de baixa renda, identificadas no Cadastro Único.
“É extremamente relevante esse reconhecimento da gestão de Cadastro Único no município de Teresina. Este prêmio vai nos beneficiar e beneficiar os usuários no sentido de qualificar ainda mais este processo no cadastramento destas famílias e iremos dar um passo neste sentido ao adotarmos o cadastramento online. A partir deste avanço no processo de cadastramento iremos atender mais famílias e dar mais celeridade do sentido do acesso ao benefício da tarifa social de energia elétrica e aos demais benefícios sociais que estão vinculados ao Cadastro único”, ressaltou.