Neste ano a pandemia de coronavírus obrigou o Prefeitura de Timon a impedir festas carnavalescas para evitar aglomerações e conter o avanço dos casos de Covid-19 na cidade. A partir desta sexta-feira (12), as fiscalizações serão intensificadas para exigir o cumprimento do decreto municipal que proíbe matinês, bailes ou qualquer outro evento festivo que aglomere pessoas e facilite a disseminação do vírus. Música ao vivo em bares e restaurantes também está proibida.
O secretário municipal de Governo, João Batista, faz um apelo para que a população timonense cumpra as medidas e entenda que o objetivo das proibições é salvar vidas. Até ontem (11) a cidade registrou 12.831 casos confirmados de Covid-19 e 206 pessoas não resistiram às complicações da doença e morreram.
“A prefeitura pede que a população nos ajude com as medidas de distanciamento social, que usem máscara e evitem aglomeração. A gente precisa do apoio da população em geral para que possamos conter o avanço da pandemia. Se a população não nos ajudar os casos irão aumentar e o poder público pode ser obrigado até a tomar medidas de fechamento de alguns estabelecimentos e atrapalhar a economia, que já está debilitada”, alerta o secretário.
As fiscalizações serão feitas pela Força-Tarefa criada pela Prefeitura de Timon, através da Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS), e pelas Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros e Ministério Público Estadual.
A comandante da Guarda Municipal, Kelle Veras, explica que o foco das fiscalizações será em estabelecimentos que insistem em descumprir as medidas de distanciamento social e continuam fazendo festas não permitidas.
“Estamos engajados para que não ocorram aglomerações e realizações de eventos clandestinos. Nós vamos percorrer locais que já são de conhecimento das equipes e serão fiscalizados bares, restaurantes, casas de shows e também locais que forem informados por meio de denúncias”, explica a comandante.
As denúncias para a Guarda Municipal podem ser feitas através de ligações para o telefone (99)88364800.
“É importante contarmos com colaboração da população para em breve retornarmos à normalidade”, acrescenta a comandante da Guarda.
O decreto que impede festas carnavalescas e aglomerações está em vigor até o dia 21 de fevereiro.