Atendimento

Prédio para Centro de Valorização da População em Situação de Rua passa por reformas

A proposta é que o Centro de Valorização da População em Situação de Rua ofereça serviços de média e alta complexidade, ampliando os atendimentos realizados pelo Centro Pop e Casa do Caminho (albergue para a pernoite).

Atualizado em 09 de fevereiro de 2021 - 16:32

Imprimir

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) anunciou que o prédio, localizado no cruzamento das ruas Clodoaldo Freitas e Rui Barbosa, próximo ao Estádio Lindolfo Monteiro, situado no Centro/Sul de Teresina, será a sede do Centro de Valorização da População em Situação de Rua e passa por reformas.

A proposta é que o Centro de Valorização da População em Situação de Rua ofereça serviços de média e alta complexidade, ampliando os atendimentos realizados pelo Centro Pop e Casa do Caminho (albergue para a pernoite).

De acordo com a secretária da Semcaspi, Eliana Lago, o prédio está sendo estudado por uma equipe de engenheiros e por diversos profissionais, visando ampliar, melhorar a estrutura e adaptar o local para os atendimentos que serão oferecidos.

“Com o Centro de Valorização, nós vamos trabalhar dentro das normativas preconizadas pelo Sistema Único de Assistência Social. Então, estamos trabalhando com uma equipe multidisciplinar e isso engrandece bastante o nosso trabalho, a nossa visão. Inclusive, vamos ter também a participação do Conselho Municipal de Assistência Social avaliando o espaço para que a coisa fique, realmente, clara e objetiva”, esclarece.
Para Eliana Lago, a proposta é que o prédio possa oferecer um atendimento seguro e eficaz.

“A ideia é que a gente possa atender da melhor maneira possível à população em situação de rua, com serviços que já são prestados pela Prefeitura e ampliando esta rede de atendimento. A prestação da assistência social à população que está em situação de vulnerabilidade social é uma das pautas de gestão do prefeito Doutor Pessoa, que é sensível a causa, e estamos trabalhando para concretizar estas propostas”, ressaltou.

SERVIÇOS OFERECIDOS

O Centro de Valorização à População em Situação de Rua vai ampliar a rede de atendimento com serviços que vão de refeitório, banho, espaço para lavar roupas, guarda dos pertences, quartos para pernoite, entre outros.

Segundo Aline Teixeira, gerente do Centro Pop, o Centro de Valorização à População em Situação de Rua vai oferecer um serviço diferenciado na cidade, contemplando as demandas solicitadas pela própria população em situação de rua.

“O Centro de Valorização não se trata de um abrigo, mas sim de um centro que oferecerá um amplo serviço de atendimento à população em situação de rua. Os serviços que serão oferecidos nesta nova proposta agregam os trabalhos já realizados no Centro Pop e na Casa do Caminho, com a oferta de novos serviços, que diante das estruturas atuais, não podiam ser oferecidas. Dentre eles, o refeitório, que oferecerá refeições além do almoço”, explicou.

Fonte: Ascom/Semcaspi