O Campus de Oeiras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está promovendo o minicurso Formar para a Igualdade Racial. A ação, que acontece entre os dias 06 e 20 de março, é uma iniciativa do Programa de Incentivo a Realização de Alternativas Orçamentárias nas Comunidades (Pirão Comunidades), realizado pelo observatório Esperança Garcia/Possidônio Queiroz dos direitos da pessoa negra e das comunidades quilombolas.
O minicurso é direcionado para os estudantes de todos os cursos da UESPI, além da comunidade externa principalmente para as comunidades quilombolas. A iniciativa é coordenada pelo professor Harlon Homem de Lacerda, diretor do campus em Oeiras. Ele afirma que o projeto objetiva promover dar visibilidade aos direitos das comunidades negras e quilombolas, promovendo ações educativas e de conscientização.
“Nós convidamos a todos da comunidade acadêmica para participar dessas discussões que são de extrema importância para entendermos sobre os direitos da comunidades quilombolas e negras. O evento é gratuito e aberto a todos”, explica.
A atividade será dividido em três módulos, sendo esses:
Módulo 1: Antropologia da pessoa negra/ Professor Marcos Vinicio Santana (06/03);
Módulo 2: Direitos Humanos e Igualdade Racial/ Defensora Pública Dra. Karla Leite (13/03);
Módulo 3: Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária/ Professor Solimar Lima (20/03).
As inscrições on-line estão abertas até o dia 04 de março. Os interessados devem se inscrever no formulário on-line.
Programa de Incentivo a Realização de Alternativas Orçamentárias nas Comunidades (Pirão Comunidades)
O programa é uma iniciativa de professores e alunos do campus de Oeiras. A iniciativa conta com quatro projetos de extensão, destinados a comunidade regional, visa beneficiar comerciantes, pequenos agricultores, comunidades quilombolas e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As ações são realizadas pelos projetos de extensão: Observatório Esperança Garcia/Possidônio Queiroz dos direitos da pessoa negra e das comunidades quilombolas; Educação Viva; Feira Livre e Boca Pirão.