A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) anunciou na manhã desta segunda-feira, (01/02), que os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Teresina foram incluídos no plano de atuação da Guarda Civil Municipal, o que vai garantir reforço na segurança dos prédios. O anúncio foi feito durante uma reunião entre a secretária Eliana Lago e o coronel Nixon Frota, na sede do CRAS Sudeste III, localizado na Vila Monte Horebe, Bairro Colorado, zona Sudeste de Teresina.
Das 19 unidades dos CRAS, 15 estão no plano de segurança da Guarda Municipal. A atuação da Guarda Civil Municipal nos prédios dos CRAS tiveram início no dia 25 de janeiro de 2021, com dois guardas fixos de segunda-feira a sexta-feira, no período entre 8hs às 14hs.
Segundo a secretária da Semcaspi, Eliana Lago, no mês de janeiro foi feita visitas diagnósticas em todas as unidades dos CRAS e dentre as principais demandas solicitadas pelos gerentes foi o reforço na segurança dos prédios. “A falta de segurança foi uma das demandas que mais foi apontada pelos gerentes das unidades dos CRAS e esta solicitação foi prontamente atendida pelo coronel Nixon Frota, que esta disponibilizando guardas fixos nos prédios. É, sem dúvidas, uma parceria que deu certo. As ocorrências vão desde arrombamento a furtos de materiais diversos: como ar-condicionado, computadores, impressoras, fios de energia elétrica e de linha telefônica. Estas ocorrências afetam diretamente no atendimento ao público. Estamos atuando lado a lado com o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, em busca de resultados, atendendo as demandas do povo, principalmente, em prol de melhorias no atendimento da Assistência Social”, destacou.
De acordo com coronel Nixon Frota, comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, uma nova sistemática de emprego da Guarda está sendo implementada na capital, com objetivo de atender ao maior número de solicitações.
“A nova sistemática de emprego da Guarda Civil Municipal de Teresina vai abranger toda a capital. O reforço da segurança nos CRAS foi uma solicitação da Dra. Eliana Lago e conseguimos instalar postos em quase todas as unidades. O que melhorou de forma significativa a sensação de segurança para as pessoas que lá frequentam, sejam usuários ou funcionários. Apesar do bom resultado, estamos fazendo um estudo para ampliar essa presença em todos os CRAS de Teresina”, esclareceu.
Para Mateus Rodrigues, gerente do CRAS Leste II, a violência no prédio do CRAS que gerencia tem sido uma constante e um dos grandes prejuízos foi o furto do ar-condicionado da unidade.
“Este tipo de situação tem se tornado frequente e os nossos agentes de portaria não estavam conseguindo sozinhos evitar essa situação. Com a guarda municipal, ficamos mais seguros e nos sentindo mais protegidos da violência mesmo”, pontuou.