O governador Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou no início da tarde desta terça-feira, (02/06), por meio de live, as medidas sanitárias elaboradas pelo Programa de Retomada Organizada do Piauí Covid-19, chamada de Pró-Piauí. As medidas sanitárias para a reabertura do comércio estarão disponíveis até esta sexta-feira, (05/06), para consulta, críticas e sugestão.
A iniciativa do Pró-Piauí pretende realizar a abertura gradual das atividades econômicas no Piauí, especialmente, de setores considerados de menor risco. Na primeira etapa estão incluídos setores dentre eles: o Comércio, a Indústria, Construção Civil, e as atividades agropecuárias.
Para o governador Wellington Dias, a decisão de retomar as atividades comerciais está ligada ao atendimento dos critérios estabelecidos pelo Pró-Piauí. Os critérios que devem ser atendidos são: a baixa taxa de transmissividade do coronavírus e a capacidade de atendimento na rede hospitalar.
“Sempre tive preocupação com a economia, sempre me preocupou o desemprego. Mas poderíamos ter tido um índice de óbitos muito maior. Como adotamos um conjunto de medidas nos sustentamos e chegamos ao momento em que estamos hoje. O protocolo com as medidas sanitárias passaram pelo crivo da sociedade, de qualquer pessoa do povo, lideranças de trabalhadores, lideranças empresariais, Ministério Público, pessoas do judiciário, federal, estadual e municipal”, explicou.
Wellington Dias destacou também que além do protocolo geral, serão construídos protocolos específicos para cada setor.
“A partir deste protocolo, vamos trabalhar com os protocolos específicos, como para o setor da Construção Civil, para shoppings, igrejas, educação, vendas de veículos e de roupas, restaurantes e hotéis. Ou seja, cada setor vai estar trabalhando as regras gerais a situação específica. Se dê problemas, o protocolo também que a gente volte para traz, levando, novamente, ao fechamento e ao isolamento”, esclareceu.
22 PROTOCOLOS ESPECÍFICOS
De acordo com Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), o protocolo com as medidas sanitárias a serem adotadas foram construídas pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Planejamento e demais parceiros. Ao total, serão 22 protocolos específicos, desde número 12 já foram elaborados.
“No protocolo temos três seguimentos que vão cumprir as medidas recomendadas: para o empregador, que vão desde de questões dos grupos de riscos, EPIs, medidas sanitárias e acessibilidade; para o trabalhor, que também irá cumprir medidas, desde o deslocamento de casa ao seu retorno; e também aos clientes, que continuarão a receber a orientação “Fique em Casa”, mas caso haja necessidade de sair, que eles possam se planejar para ir ao comércio, prevendo o quê irão realizar, de maneira bem objetiva e não tenham uma delonga nestas aquisições”, esclareceu.
Para Antônio Neto, secretário estadual de Planejamento, a liberação das atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus tem como base: cerca de 30% do aspecto econômico e 70% do impacto epidemiológico de cada região do Estado.
PIAUÍ GANHARÁ MAIS 230 LEITOS COM RESPIRADORES
Com a proposta da reabertura gradual das atividades econômicas, o Governo do Piauí tem buscado ampliar o número de leitos para pacientes diagnosticados com coronavírus. O Piauí vai atingir um total de 537 leitos, pois está previsto para receber 230 leitos com respiradores mecânicos, sendo que 170 equipamentos até este final de semana.
“Ontem, (01/06), 61,5% dos leitos com respiradores foram ocupados. Se nós pudermos imaginar que nós estamos incorporando mais de 170 leitos de UTIs com respiradores. É o que deve acontecer até o final desta semana. Esta ocupação se reduz a 43%. Teremos ampla a capacidade de terapia intensiva. Mesmo com a possibilidade de retomar as atividades, as medidas de segurança serão mantidas, inclusive, as barreiras sanitárias entre os municípios”, pontuou. Florentino Veras, secretário de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi).
CONFIRA O PROTOCOLO ELABORADO PELO PRO-PIAUÍ