O Museu de Piripiri foi visitado nesta quinta, dia 7 de janeiro, pela prefeita Jôve Oliveira Monteiro e foi sentida a necessidade de uma nova reforma no prédio que abriga a memória da cidade de Piripiri.
“Desde 2016 que nunca mais houve uma reforma no prédio. O último que fez isso foi o secretário de cultura da época, Fábio Novo. O prédio precisa urgente de limpeza e reforma”, disse a ´prefeita.
Para Luís Mário Getirana, atual diretor, muito tem que ser feito. Ele afirma que depois de assumir, deu pra notar a situação difícil que o prédio se encontra. Ele também argumenta que o local está sem equipamentos e está sendo catalogado tudo que tem na instituição.
“Estamos fazendo um levantamento do acervo, do que está exposto e o que não pode, porque estamos sem espaço, o que é um grande problema. Não podemos nem receber peças. Esse levantamento nos vai dar um norte para onde temos que ir, um plano de ação tá sendo feito a curto e longo prazo”, ressalta.
O diretor afirma que já entregou ao secretário de cultura de Piripiri, Euler Nogueira, a análise do lugar.
No museu encontram-se fotografias, uma sala de cinema, caricaturas e móveis antigos. O local é bastante importante na cidade, mas precisa de uma reorganização urgente. O prédio encontra-se fechado para visitações por causa da pandemia e em breve será reaberto.